Em média, são necessárias 5 placas solares na instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica para atender a uma residência com consumo mensal de 330 kWh no Brasil e conseguir uma economia de até 95% na conta de luz.
Para um comércio que consome 800 kWh ao mês, a média é de 14 módulos fotovoltaicos para compor um painel solar fotovoltaico que consiga suprir o consumo mensal.
Os valores foram calculados levando em consideração módulos de 550 Watts-pico (Wp) de potência, instalados sobre um telhado voltado para o Norte, com inclinação de 20° e uma média diária de 5 horas de radiação solar útil, também considerando a perda de 20% de rendimento do sistema fotovoltaico conectado à rede (on grid).
Fatores para dimensionamento de energia solar: como é calculada a quantidade de painéis solares para uma residência?
Quando falamos em sistemas fotovoltaicos, uma coisa muito importante para se atentar é que o tamanho do gerador sempre precisa ser calculado de acordo com o projeto.
Esse dimensionamento do sistema de energia solar é feito pelas empresas especializadas na venda e instalação dos projetos fotovoltaicos, como a Luminova – Energia Solar.
As principais variáveis nesse cálculo de energia solar são:
Média de radiação solar local
As placas solares (o termo correto é módulos fotovoltaicos) que compõem o painel solar produzem energia elétrica a partir da incidência da luz do sol.
Portanto, quanto maior for a média de radiação solar no local de instalação, menor poderá ser a quantidade de placas necessária para suprir o volume de energia que a residência ou empresa consome.
Potência do painel solar
Cada modelo de painel solar apresenta uma potência de geração de fábrica que varia de acordo com a sua composição e tecnologia. A potência de uma placa solar determina a quantidade máxima de energia que ela consegue gerar em condições climáticas favoráveis.
Hoje, as instalações de energia solar residencial costumam utilizar placas solares com potência a partir de 340 Watts-pico (Wp), mas existem módulos acima de 545 Wp.
Consumo elétrico do imóvel
Normalmente, os painéis solares são projetados para suprir todo o consumo elétrico de uma residência ou empresa. Dessa forma, a quantidade final de placas será diretamente proporcional à essa demanda elétrica.
Enquanto casas podem ser atendidas por apenas algumas unidades de painéis solares, empresas e indústrias podem precisar de dezenas deles. Sob a mesma lógica, residências maiores apresentam consumo elétrico mais elevado do que casas menores.
Também é possível instalar um número menor de painéis solares para garantir apenas uma parte do consumo da residência, como no caso de quem instala energia solar para suprir unicamente o consumo de aparelhos de ar condicionado.
Essa opção reduz o investimento inicial na tecnologia fotovoltaica, mas não traz a economia de até 95% na conta de luz.
Assim, na hora de decidir o tamanho do seu sistema fotovoltaico, tenha em mente as seguintes questões:
- Quanto você quer investir?
- Quanto você quer economizar?
Por fim, existem alguns fatores técnicos envolvidos na instalação do painel solar que impactam o seu rendimento, como a sua direção e inclinação.
No Brasil, a direção ideal dos painéis solares é voltada para o norte, e a inclinação deve ser a mesma da localidade onde ele é instalado.
Para os cálculos apresentados neste artigo, vamos considerar placas solares voltadas para o norte e com uma inclinação de 20°.
Como calcular a geração de uma placa solar?
Agora que sabemos os fatores que influenciam a produção de energia de um painel solar, vamos entender como calcular a geração de uma placa solar.
Para isso, basta utilizar a equação:
A potência, como vimos, é a capacidade máxima de geração do módulo, o tempo é a quantidade (em horas) de radiação solar útil para o funcionamento do painel solar, e o rendimento é a proporção desse total de energia que o sistema consegue entregar.
Normalmente, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on grid) apresentam uma perda energética de 20% em decorrência a fatores técnicos.
Assim, considerando uma placa solar de 340 Wp, exposta a uma radiação solar útil diária de 5 horas e com as perdas de 20% do sistema, o nosso cálculo fica assim:
O resultado, multiplicado por 30, mostra a geração de energia em 1 mês.
Então, em nosso exemplo, temos que o módulo solar irá produzir 40,8 kWh.
Após calcular a geração elétrica mensal da placa solar, fica muito fácil descobrir de quantas unidades você precisa para compor o painel solar que consiga atender a sua residência. Basta verificar a conta de luz, calcular a média anual do consumo do imóvel e dividir pela produção mensal da placa.
Dessa forma, para uma residência com um consumo mensal médio de 300 kWh, temos um total aproximado de 7 painéis (placas) solares.
Quando você solicita o orçamento do seu projeto em uma empresa de energia solar, normalmente, ele apresenta as informações do seu sistema, incluindo a potência dos módulos e a potência-pico total do sistema, que nada mais é que a potência individual de cada placa multiplicada pela quantidade delas.
Ou seja, um sistema composto por 7 placas solares de 340 Wp terá potência-pico de 2.380 Wp ou 2,38 kWp.
Nota: o tamanho do sistema fotovoltaico é igual à potência do painel solar, e não a potência do inversor fotovoltaico. É muito comum ter um inversor solar maior, de modo que você possa adicionar mais módulos ao painel no futuro. Portanto, não se deixe enganar pelo tamanho do inversor fotovoltaico.
Exemplo: um sistema com painel fotovoltaico 2.5 kWp e inversor de 5 kWp produz o mesmo volume de energia que um sistema fotovoltaico com painel de mesma capacidade e inversor fotovoltaico de 2,5 kWp. O mais importante é a potência total dos painéis solares instalados.
Para não errar no dimensionamento do seu sistema de energia solar, você deve contratar os serviços de uma empresa especializada como a Luminova, nós iremos analisar as suas contas de luz, os seus hábitos de consumo, o local disponível para a instalação do sistema solar fotovoltaico e todas as outras variáveis.
Dessa maneira, você garante um projeto eficiente e que atenda às suas expectativas!