De quantos painéis solares preciso para uma residência?

Você sabe de quantos painéis fotovoltaicos você precisa para reduzir em 95% a conta de luz da sua residência? Descubra aqui e saiba também qual a área de que você precisa para instalar um sistema fotovoltaico.

De quantas placas residência

Em média, são necessárias 5 placas solares na instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica para atender a uma residência com consumo mensal de 330 kWh no Brasil e conseguir uma economia de até 95% na conta de luz.

Para um comércio que consome 800 kWh ao mês, a média é de 14 módulos fotovoltaicos para compor um painel solar fotovoltaico que consiga suprir o consumo mensal.

Os valores foram calculados levando em consideração módulos de 550 Watts-pico (Wp) de potência, instalados sobre um telhado voltado para o Norte, com inclinação de 20° e uma média diária de 5 horas de radiação solar útil, também considerando a perda de 20% de rendimento do sistema fotovoltaico conectado à rede (on grid).

Fatores para dimensionamento de energia solar: como é calculada a quantidade de painéis solares para uma residência?

Quando falamos em sistemas fotovoltaicos, uma coisa muito importante para se atentar é que o tamanho do gerador sempre precisa ser calculado de acordo com o projeto.

Esse dimensionamento do sistema de energia solar é feito pelas empresas especializadas na venda e instalação dos projetos fotovoltaicos, como a Luminova – Energia Solar.

As principais variáveis nesse cálculo de energia solar são:

Média de radiação solar local

As placas solares (o termo correto é módulos fotovoltaicos) que compõem o painel solar produzem energia elétrica a partir da incidência da luz do sol.

Portanto, quanto maior for a média de radiação solar no local de instalação, menor poderá ser a quantidade de placas necessária para suprir o volume de energia que a residência ou empresa consome.

Potência do painel solar

Cada modelo de painel solar apresenta uma potência de geração de fábrica que varia de acordo com a sua composição e tecnologia. A potência de uma placa solar determina a quantidade máxima de energia que ela consegue gerar em condições climáticas favoráveis.

Hoje, as instalações de energia solar residencial costumam utilizar placas solares com potência a partir de 340 Watts-pico (Wp), mas existem módulos acima de 545 Wp.

Consumo elétrico do imóvel

Normalmente, os painéis solares são projetados para suprir todo o consumo elétrico de uma residência ou empresa. Dessa forma, a quantidade final de placas será diretamente proporcional à essa demanda elétrica.

Enquanto casas podem ser atendidas por apenas algumas unidades de painéis solares, empresas e indústrias podem precisar de dezenas deles. Sob a mesma lógica, residências maiores apresentam consumo elétrico mais elevado do que casas menores.

Também é possível instalar um número menor de painéis solares para garantir apenas uma parte do consumo da residência, como no caso de quem instala energia solar para suprir unicamente o consumo de aparelhos de ar condicionado.

Essa opção reduz o investimento inicial na tecnologia fotovoltaica, mas não traz a economia de até 95% na conta de luz.

Assim, na hora de decidir o tamanho do seu sistema fotovoltaico, tenha em mente as seguintes questões:

  • Quanto você quer investir?
  • Quanto você quer economizar?

Por fim, existem alguns fatores técnicos envolvidos na instalação do painel solar que impactam o seu rendimento, como a sua direção e inclinação.

No Brasil, a direção ideal dos painéis solares é voltada para o norte, e a inclinação deve ser a mesma da localidade onde ele é instalado.

Para os cálculos apresentados neste artigo, vamos considerar placas solares voltadas para o norte e com uma inclinação de 20°.

Como calcular a geração de uma placa solar?

Agora que sabemos os fatores que influenciam a produção de energia de um painel solar, vamos entender como calcular a geração de uma placa solar.

Para isso, basta utilizar a equação:

Energia = potência do módulo solar x tempo x (rendimento)
 

A potência, como vimos, é a capacidade máxima de geração do módulo, o tempo é a quantidade (em horas) de radiação solar útil para o funcionamento do painel solar, e o rendimento é a proporção desse total de energia que o sistema consegue entregar.

Normalmente, os sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on grid) apresentam uma perda energética de 20% em decorrência a fatores técnicos.

Assim, considerando uma placa solar de 340 Wp, exposta a uma radiação solar útil diária de 5 horas e com as perdas de 20% do sistema, o nosso cálculo fica assim:

Energia = 340 x 5 x (1 – 0,20) = 1.360 Watts-hora (Wh) ou 1,36 quilowatts-hora (kWh).
 

O resultado, multiplicado por 30, mostra a geração de energia em 1 mês.

Então, em nosso exemplo, temos que o módulo solar irá produzir 40,8 kWh.

Após calcular a geração elétrica mensal da placa solar, fica muito fácil descobrir de quantas unidades você precisa para compor o painel solar que consiga atender a sua residência. Basta verificar a conta de luz, calcular a média anual do consumo do imóvel e dividir pela produção mensal da placa.

Dessa forma, para uma residência com um consumo mensal médio de 300 kWh, temos um total aproximado de 7 painéis (placas) solares.

Quando você solicita o orçamento do seu projeto em uma empresa de energia solar, normalmente, ele apresenta as informações do seu sistema, incluindo a potência dos módulos e a potência-pico total do sistema, que nada mais é que a potência individual de cada placa multiplicada pela quantidade delas.

Ou seja, um sistema composto por 7 placas solares de 340 Wp terá potência-pico de 2.380 Wp ou 2,38 kWp.

Nota: o tamanho do sistema fotovoltaico é igual à potência do painel solar, e não a potência do inversor fotovoltaico. É muito comum ter um inversor solar maior, de modo que você possa adicionar mais módulos ao painel no futuro. Portanto, não se deixe enganar pelo tamanho do inversor fotovoltaico.

Exemplo: um sistema com painel fotovoltaico 2.5 kWp e inversor de 5 kWp produz o mesmo volume de energia que um sistema fotovoltaico com painel de mesma capacidade e inversor fotovoltaico de 2,5 kWp. O mais importante é a potência total dos painéis solares instalados.

Para não errar no dimensionamento do seu sistema de energia solar, você deve contratar os serviços de uma empresa especializada como a Luminova, nós iremos analisar  as suas contas de luz, os seus hábitos de consumo, o local disponível para a instalação do sistema solar fotovoltaico e todas as outras variáveis.

Dessa maneira, você garante um projeto eficiente e que atenda às suas expectativas!

 

Compartilhe

De quantos painéis solares preciso para uma residência?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Veja também!

Você pode gostar dessas outras notícias e curiosidades!

🌞 Descubra por que investir em usinas solares é um negócio l...

Explore os fatos que comprovam a rentabilidade excepcional desse investimento sustentável. 💰💡

Geração de energia solar cresce 52% no Brasil em janeiro

A geração de energia solar fotovoltaica no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 52,4% em janeiro, para 2.945 megawatts médios (MWmed), ante 1.933 MWmed no mesmo ...

Conta de luz sobe em 2023 enquanto payback de sistemas de ene...

☀️ Aumento no valor da tarifa residencial acima da inflação ocorreu mesmo diante de um cenário favorável para energia elétrica.

Energia solar traz economia de quase R$ 85 bi para consumidor...

☀️ Estudo indica que a geração distribuída reduz custos com termelétricas, operação do sistema, encargos de serviços e perdas elétricas

Luminova chega ao Mato Grosso/BR - Parceria com o grupo SLC 🌾☀️

☀️ Recentemente iniciamos as instalações das usinas do Grupo SLC Agrícola no estado do Mato Grosso

Como funciona Energia Solar em Prédios? 🌆☀️

☀️➡️ Deixar de instalar um sistema de energia solar não é mais desculpa para os brasileiros.

Luminova
Rua Bento Gonçalves, 1778 - Passo Fundo, Rio Grande do Sul – RS, CEP 99020-090
Copyright © 2022
Luminova
Rua Bento Gonçalves, 1778 - Passo Fundo, Rio Grande do Sul – RS, CEP 99020-090
Copyright © 2022
Atendimento Luminova
Orçamentos
Atendemos das 8h às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta.
Atendimento Luminova
Orçamentos
Atendemos das 8h às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta.

Luminova

Copyright © 2022

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade